INSTRUMENTOS DE PODER

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

INSTRUMENTOS DE PODER

Mensagem  Admin em Seg Mar 01, 2010 3:44 pm

Os Xamãs sempre utilizaram vários objectos de poder, desde objectos Mágico-Relegiosos nas cerimonias e rituais até aos talismãs que usavam para se protegerem.

Um dos objectos muito utilizado, considerado indispensável eram os tambores. Usados para várias situações desde invocar espíritos, fazer curas, afastar espíritos malignos. O tambor para o Xamã dava acesso à força vital através do seu ritmo. Os tambores são o som mágico necessário para conectar com o ritmo da Alma Vital da Mãe Terra, acendendo o fogo que jaz nas entranhas do Xamã e de cada um dos Guerreiros, fazendo eclodir a Dança Sagrada, onde cada batida, cada pulsar, cada movimento é a expressão do pulsar da Vida do Planeta.

Maracas e Chocalhos eram também utilizados, feitos normalmente de cabaças ou chifres de gado, no interior contendo sementes ou pedras. Usados com a mesma finalidade do tambor eram utilizados para a abertura de rituais e exorcismos.

As pedras e os cristais são igualmente utilizados, no Xamanismo norte-americano são chamadas de Seres Pedra, detentoras dos registos da Mãe-Terra. Os Aborígenes australianos chamam os cristais de luz solidificada.

Trajes e mascaras, eram também utilizados representando a saída do mundo natural para o sobrenatural ou espiritual.

Ainda hoje são utilizados vários trajes como por exemplo: a batina, os mantos dos magos, os mantos dos sacerdotes, as peles de animais, as fardas, etc.

Os trajes estão cheios de forças espirituais, é como se quem os usa adquirisse um novo corpo. As máscaras são uma forma do homem se aproximar das forças divinas, pois estas encarnam poderes sobrenaturais.

O cachimbo é utilizado pelos xamãs do mundo inteiro. Para os nativos norte americanos ele apareceu com a aparição da Mulher Novilho Búfalo Branco, na tribo Lakota. No cachimbo o fornilho representa, o aspecto feminino ou Terra e o cano, tudo o que nasce sobre a Terra ou o masculino, simbolizando assim a fertilidade.
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 62
Data de inscrição : 14/02/2010
Idade : 55
Localização : Vila Franca de Xira

Ver perfil do usuário http://nascentedeluz.livre-forum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum